É muito mais comum do que você imagina.
Estudos apontam que mais de 60% da população (mais precisamente 68%) pode ter ou desenvolver um nódulo de tireóide ao longo da vida.
Felizmente, a maioria dos nódulos são benignos, não são câncer. Contudo, caso você perceba dificuldade para engolir, consiga palpar uma bolinha, sintomas de compressão das vias aéreas (falta de ar) ou dificuldade para engolir – é extremamente importante uma avaliação especializada.
Nódulos de tireóide fazem parte da investigação do endocrinologista. A palpação cervical (do pescoço) deve ser feita em toda consulta, em cada novo paciente. Depois do exame, o endócrino pode solicitar um ultrassom de tireóide ou investigar outros sinais e sintomas – inclusive a história familiar de doença recorrente, alterações no cálcio, alterações na pele, hipertensão arterial e outros tipos de neoplasia.
Já tive a honra de ser entrevistado pelo site terra para falar da doença que acometeu a ex-bbb Carla Dias e a Helo Pinheiro (Garota de Ipanema). Ambas tiveram diagnóstico de câncer de tireóide e foram cuidadosamente tratadas.
Entre em contato comigo pelo site. Consultório em Ipanema e Tijuca.
At.te,
Dr. Lúcio Henrique Rocha Vieira
Endocrinologista