Testosterona

Homens adultos procuram-me com muita frequência para avaliar os níveis de testosterona.
Além de dúvidas sobre ereção, ejaculação precoce e diminuição da libido.

As vezes o problema é mais complicado como a “Síndrome de Klinefelter”.
Contudo as causas mais frequentes são: excesso de peso, alimentação, síndrome metabólica, diabetes e até mesmo traumas no testículo (futebol, jiu-jítsu, Crossfit)

O diagnóstico deve ser feito com duas ou três dosagens de testosterona (colhidas adequadamente), espermograma (algumas vezes – para esclarecer dúvidas) e até mesmo o análise do cariótipo (casos leves de Klinefelter são muito comuns).

Usamos mais os níveis de testosterona total. A dosagem de testosterona livre pode ser calculada (não é o melhor – usamos testosterona total, SHBG e albumina) mas a melhor forma de dosar é a diálise de equilíbrio (não é qualquer laboratório ou plano que libera).

Os parâmetros de testosterona são definidos pela OMS.
Na consulta com endocrinologista avaliamos todos esses exames.

No meu consultório em Ipanema é muito comum usuários de esteróides anabolizantes (entre 30-60 anos) e executivos, advogados, médicos e engenheiros – homens de mais de 40-60anos com esta queixa.

Considero uma ótima oportunidade para a população masculina: pois, muitas vezes, é a primeiro contato do paciente com um clínico- é uma forma de cuidar de sua saúde como um todo.

At.te.

Dr. Lúcio Henrique
Endocrinologista – Sala 1208 Edifício TopCenter. Ipanema

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *